top of page
lgmota

Medicina dos Horrores - Dezembro de 2023 - 423

  • Autor: Lindsey Fitzharris

  • Editora ‏ : ‎ Intrínseca; Com pintura trilateral edição (5 julho 2019)

  • Idioma ‏ : ‎ Português

  • Capa dura ‏ : ‎ 320 páginas

  • ISBN-10 ‏ : ‎ 8551005227


Sinopse:


Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século XIX


Em Medicina dos horrores, a historiadora Lindsey Fitzharris narra como era o chocante mundo da cirurgia do século XIX, que estava às vésperas de uma profunda transformação. A autora evoca os primeiros anfiteatros de operações ― lugares abafados onde os procedimentos eram feitos diante de plateias lotadas ― e cirurgiões pioneiros, cujo ofício era saudado não pela precisão, mas pela velocidade e pela força bruta, uma vez que não havia anestesia. Não à toa, os mais célebres cirurgiões da época eram capazes de amputar uma perna em menos de trinta segundos. Trabalhando sem luvas e sem qualquer cuidado com a higiene básica, esses profissionais, alheios à existência de micro-organismos, ficavam perplexos com as infecções pós-operatórias, o que mantinha as taxas de mortalidade implacavelmente elevadas.

É nesse cenário, em que se considerava mais provável um homem sobreviver à guerra do que ao hospital, que emerge a figura de Joseph Lister, um jovem médico que desvendaria esse enigma mortal e mudaria o curso da história. Concentrando-se no tumultuado período entre 1850 e 1875, a autora nos apresenta Lister e seus contemporâneos e nos conduz por imundas escolas de medicina, os sórdidos hospitais onde eles aprimoravam sua arte, as “casas da morte” onde estudavam anatomia e os cemitérios, que eles volta e meia invadiam para roubar cadáveres.

Chocante e revelador, Medicina dos horrores celebra o triunfo de um visionário, cuja busca para atribuir um caráter científico à medicina terminou por salvar milhões de vidas.



Posts recentes

Ver tudo

Mensagem - Abril de 2024 - 432

Autor: Fernando Pessoa Editora: Livraria Lello SIPNOSE: Esta Mensagem foi a única obra escrita em português que Fernando Pessoa viu...

Comentarios


bottom of page